terça-feira, 5 de abril de 2011

É isso que as vezes está ausente, é isso que é preciso sempre!

Importância da autoconfiança para a carreira

Por Fernando José / Colunista do Yahoo Brasil

Autoconfiança é fundamental para o desenvolvimento e a construção de uma carreira sólida. O que pensamos a nosso respeito muitas vezes determina o sucesso que vamos obter na vida pessoal e profissional. Um estudo publicado em fevereiro na revista Science Translational Medicine, liderado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, confirma que o pensamento negativo tem impacto na saúde física e mental.

Não existe uma fórmula correta de perceber o mundo ou uma dose precisa de autoconfiança para conquistarmos os nossos objetivos. Por isso, o autoconhecimento é importante no desenvolvimento da autoconfiança, que vai se refletir na qualidade profissional de cada um.

Uma das formas de se conhecer melhor é por meio da Psicologia Cognitiva Comportamental, que traz três princípios bastante objetivos e úteis. São eles: o pensamento afeta o humor e o comportamento; o pensamento pode ser monitorado e alterado; mudanças no pensamento podem resultar no humor e no comportamento desejados.

A partir desses princípios, observamos que nossas emoções e atitudes indesejáveis são produtos de um pensamento disfuncional. Quando você sente ansiedade e evita determinadas situações está exercendo uma forma errônea de pensar.

O modelo cognitivo está embasado no fato de que uma situação desencadeia pensamentos automáticos que, por sua vez, geram nossas emoções. Esses pensamentos automáticos são formados pelas nossas crenças. É justamente isso que torna possível mudar, pois, quando transformamos nosso pensamento, mudamos nossa maneira de pensar, e consequentemente de agir.

Dessa forma, a autoconfiança eficaz ou ineficaz depende muito das crenças que a pessoa tem sobre si e sobre o mundo, bem como da importância que ela dá aos outros. Isso se alia à percepção (ou não) de que pode ocorrer de melhorias no presente e, principalmente, no futuro profissional de cada um. Cabe ressaltar que autoconfiança em demasia pode ser tão prejudicial quanto a falta de autoconfiança. O equilíbrio sempre será a palavra mestra.

Muitas vezes partimos de um pensamento ou comportamento que nos atrapalha. Mudar efetivamente é difícil, mas faz uma grande diferença. Quando você encara o trabalho como uma oportunidade de alcançar a excelência, ele se torna mais do que apenas um trabalho e sim uma oportunidade de se realizar profissionalmente.

Para isso, muitas vezes é preciso mudar alguns hábitos e algumas maneiras de agir. Em primeiro lugar é preciso saber o que e porque queremos mudar. E fundamentalmente precisamos ter claro onde vamos chegar com essa mudança.

Não é uma tarefa simples, mas posso garantir que é possível de se realizar.
Acredite em você, construa sua trajetória profissional, aproveite as oportunidades. Não espere acontecer, faça acontecer, busque sua realização com autoconfiança.

Algumas dicas:
– seja qual for o trabalho ou a tarefa a ser realizada, encare-o como um compromisso com a sua autoconfiança;

– busque sempre alicerçar suas mudanças em seus objetivos. Avalie as dificuldades e os riscos desse processo;

– não existe mudança sem esforço, planejamento e trabalho. É como diz o ditado popular: “não se pode fazer gemada sem quebrar o ovo”;

– se você percebe uma necessidade de mudar, vá em frente com a certeza da conquista.

Nenhum comentário: