sexta-feira, 6 de novembro de 2009

"DICIEMBRE"

Dezembro é sempre dezembro. Mês triste, momentos de reflexão, de atitudes impulsivas, de lembranças... E é exatamente nesse mês que se passa a história da peça chilena chamada “Diciembre”, de texto e direção de Guillermo Calderón.
A peça conta a história de duas mulheres que se reúnem no Natal de 2014 com seu irmão soldado que luta contra o Peru no norte do Chile e que quer voltar à frente de batalha. Uma das irmãs não quer que ele volte e tem um plano para escondê-lo, já a outra tem a mesma opinião do irmão e diz que vai denunciá-los se eles levarem o plano a diante já que considera isso uma traição a pátria, o que o deixa mais indeciso, já que ele foi muito afetado por sua experiência na batalha.
Durante toda a narrativa, o que pode ser notado é que na verdade ambos os personagens possuem conflitos internos extremos. Não possuem opiniões totalmente convictas, mas sim adeptas de sentimentos que a todo momento se confrontam e que os fazem repensar, mesmo que sejam apenas repensados em silêncio. O que os mantém mesmo com suas maneiras de pensar durante maior parte da história, é na verdade o orgulho que possuem.
O irmão soldado é o mais maleável, visto que possui uma carga de experiência bastante dura e variada; não sabe ao certo se quer mesmo voltar a combater ou se prefere voltar para viver em “paz” com as irmãs e cuidar devidamente delas, que até onde ele sabia, estavam grávidas e não se sabia de quem.
A peça com duração de 75 minutos aproximadamente, vai dando posições a cerca da “realidade da guerra e seu poder transformador da consciência coletiva e da realidade doméstica”, como é citado em texto descritivo da peça, no site do FIAC BA (Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia). É uma peça que mostra como a política e os ideais mechem com a vida das pessoas, e como elas podem entrar em conflitos em busca do que se acha mais correto e adequado.
Não há mês mais especial para tratar com sinceridade de assuntos que são importantíssimos, como o mês de Dezembro. Mês onde devemos refletir sobre todos os nossos atos, sobre todas as coisas que realmente possuem influencia suficientemente grande em nossas vidas, mês onde devemos começar ou continuar a priorizar a vida!

Nenhum comentário: